ELETROLIFTING ou GALVANOPUNTURA


Estrias
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade), resultantes de um estresse mecânico (estiramento) ou estresse fisiológico (estímulo hormonal).

Rugas
São vincos que aparecem na pele decorrente de alterações na epiderme e derme (camada superficial e intermédia da pele) no processo de nevelhecimente da pele.
Aparecem devido a degeneração de algumas fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade (colágeno e elastina) da pele e também na diminuição da oxigenação, nutrição e hidratação dos tecidos.

A Técnica

A relutância na aceitação de tratamentos eficazes de estrias está baseada principalmente no fato de que a fibra elástica não se regenera. Porém, estudos preliminares mostraram que ocorre um acentuado aumento no número de fibroblastos jovens, uma neovascularização e o retorno da sensibilidade dolorosa após algumas sessões de estimulação elétrica, e como conseqüência uma grande melhora no aspecto da pele, que fica muito próxima do normal. O tratamento pode variar em diferentes indivíduos, como em qualquer outro tratamento. Este fato está centrado na capacidade reacional de cada indivíduo.

A técnica trata-se de um aparelho (próprio para eletrolifting) com a intensidade reduzida ao nível de microamperes. O tratamento é realizado com eletrodos em forma de caneta com agulhas  que consiste numa eletrólise epitelial através dessa agulha acoplada ao catodo de uma microcorrente galvânica.

Guirro & Guirro (2002) relatam que com a estimulação elétrica, as fibras colágenas sofrem algum tipo de reorientação. E que o processo de regeneração da estria está baseado na compilação dos efeitos intrínsecos da corrente contínua e dos processos envolvidos da inflamação aguda. A resposta à agressão, no caso específico da perfuração da pele pela agulha, pode finalizar com a recuperação da estria, restituindo a sua arquitetura original. As estimulações subseqüentes só poderão ser realizadas quando o processo inflamatório cessar por completo, evitando assim o risco de desenvolver uma inflamação crônica desencadeada pela persistência do estímulo inflamatório agudo. Por isso, a freqüência do tratamento deve ser uma vez por semana.

ATENÇÃO!! Não se deve tomar sol com o processo inflamatório ativo, devido ao perigo de manchar a pele.

RESUMINDO...
Eletrolifting é o uso da corrente micro-galvânica por um eletrodo agulha numa aplicação subcutânea que provocará um processo inflamatório, sendo assim o próprio organismo reagirá a esta agressão com o aumento de colágeno e elástina no local agredido, resultando na junção desta pele.

O número médio de sessões gira em torno de 10 com um resultado de aproximadamente 70%, podendo este número ser ultrapassado sem contra-indicações.

   Indicações

*Atenuação de sulco naso-labial

*Atenuação das rugas entre as sobrancelhas e região frontal
*Envelhecimento Cutâneo
*Estrias

Contra-Indicações

- sobre feridas recentes;
- alergias ou irritação à corrente elétrica;
- hipersensibilidade dolorosa;
- diabetes;
- tendência a quelóide;
- síndrome de cushing


Procure uma fisioterapeuta Dermato - Funcional capacitada e faça uma avaliação antes de fazer qualquer procedimento.