14/06/2011

Pilates - É DIVERTIDO E FAZ BEM!!

Pilates resgata brincadeiras e conquista universo infantil!

Exercícios que corrigem a postura, trabalham concentração e equilíbrio e ajudam extravasar as energias.
As crianças de hoje têm uma rotina sedentária, sem muitas descobertas ou agitação. Muitas vivem fechadas em casa ou apartamento e passam grande parte do dia sentadas em frente ao computador ou vidradas em jogos eletrônicos.
O método Pilates, já consagrado entre os adultos, chega agora na versão infantil para resgatar brincadeiras, movimentar o corpo e ajudar no desenvolvimento saudável dos pequenos.
O método infantil traz de volta antigas brincadeiras de criança como subir em árvore e jogar bola. Sendo que a ideia é realizar um trabalho de prevenção, utilizando todos os princípios da técnica, só que de forma adaptada, lúdica e divertida.















Um pouco sobre Joseph Pilates...

Mente e corpo em equilíbrio
A fragilidade física durante a infância o deixou obcecado por superar seus limites e se tornar um garoto saudável. Os esforços do alemão Joseph Hubertus Pilates o transformaram em um verdadeiro esportista. Foi ele quem inventou a ciência da contrologia, um programa de exercícios que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois em perfeito equilíbrio. O método Pilates, como ficou conhecido por conta do sobrenome do seu idealizador, chegou ao Brasil em 1991, já se popularizou entre os adultos e agora conquista o universo das crianças.


Benefícios:

Hoje, para a maioria das crianças, a diversão é televisão, computador e vídeogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates é uma poderosa ferramenta.
A atividade é indicada para crianças a partir de 2 anos de idade (abaixo de 2 anos a aula é individual e com o responsável), promove a consciência corporal e a concentração, melhorando a postura, flexibilidade e alongamento. Os exercícios ajudam também a introduzir disciplina, concentração e extravasar as energias, por isso, também é indicado para crianças hiperativas.
A atividade é livre de impactos, não atrapalha o crescimento da criança e é também recomendada em casos de obesidade. Embora os exercícios não emagreçam, mas aceleram o metabolismo e não sobrecarregam as articulações. Outro benefício é a correção da postura. Crianças de 7 a 12 anos reclamam muito de dores nas costas devido ao excesso de peso das mochilas, má postura em frente a TV, sentar incorreto na cadeira escolar ou porque passam muito tempo sentadas em frente ao computador. O Pilates trabalha a correção postural e pode prevenir lesões futuras.
O método para crianças é focado na mobilidade do corpo e principalmente na postura, trabalhando um grupo muscular por vez, para não sobrecarregar a musculatura.
É a forma mais correta de se exercitar sem agredir a musculatura em desenvolvimento.


Pilates para crianças tem que ser lúdico

Por ser dinâmico, com uma ampla variedade de exercícios, acabam conquistando naturalmente a garotada.
Para atrair a atenção das crianças, é preciso fazer uso de alguns artifícios como colocar nomes de animais nos exercícios como: gato, macaco, rolando como bola, quadrúpede, serrote e sereia e trabalhar ao som de músicas infantis. A hora aula é dividida, são 50 minutos de terapia e 10 só de brincadeiras.
O Pilates não tem nenhuma contraindicação desde que seja feito de maneira adequada, respeitando o desenvolvimento da criança. “Tem que ser transformado em atividade prazerosa e lúdica”.
O Pilates é um exercício muito completo e é indicado tanto para crianças saudáveis quanto para aquelas com problemas de coordenação.
O Pilates tem sido bastante procurado, pelos pais bem informados sobre o método, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário