26/03/2012

Afinal, o que é Pilates? E quais seus benefícios?

Hoje, se perguntarmos para qualquer pessoa se Pilates é bom, com certeza, ela irá dizer que sim, mesmo se não souber ao certo o que é a modalidade. Isso porque pode-se dizer que o inconsciente coletivo já sabe que a prática proporciona benefícios para o corpo e para a saúde. Mas, como e por que podemos obter benefícios por meio do Pilates? 


A grande procura pelo método se deve aos benefícios que ele promove e, em parte, a uma mudança no perfil do público que realiza atividade física. Agora, além de se preocuparem com o físico, as pessoas buscam uma mente sã para poder lidar melhor com o estresse do dia-a-dia, e o Pilates é uma ótima ferramenta, na medida em que trabalha a questão da concentração e respiração correta.
Durante os exercícios, a região do CORE, que contempla o conjunto de músculos abdominais e dorsais, é trabalhada, e o fortalecimento desta área melhora a postura e o equilíbrio. As musculaturas mais profundas, como os transversos do abdômen, multifídios e paravertebrais, são acionadas durante a prática e são responsáveis pela estabilização da coluna e do assoalho pélvico. Vale lembrar que os músculos mais profundos são fundamentais para que tenhamos uma estrutura forte e livre de lesões.

O PILATES modela o corpo inteirinho e também contribui para a qualidade sexual.

Para as mulheres, em especial, a região do assoalho pélvico, que começa no osso acima do clitóris e chega ao final da coluna vertebral, logo acima do ânus, também permanece em constante atividade durante o sexo. Por esta razão é que ela deve ser exercitada, assim a circulação sanguínea aumenta e você consegue permanecer nas posições sexuais por mais tempo, além de atingir orgasmos mais intensos.
método Pilates é o mais indicado para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Exercícios feitos através de contração e relaxamento da musculatura do períneo e do pubo-coccígeo (fortalecimento da região interna da coxa e glúteos), melhora a mobilidade e flexibilidade dos quadris. "Como um dos enfoques do método é o trabalho de flexibilização, força e melhora da percepção corporal, consegue-se uma boa execução dos movimentos sexuais de uma forma geral".
E você, já fez o seu Pilates hoje?




Nenhum comentário:

Postar um comentário